terça-feira, 24 de abril de 2012

Filosofia


O Que é Filosofia? Para Que Serve?
 
 
O QUE É FILOSOFIA? PARA QUE SERVE?Podemos definir a filosofia como a ciência das causas primeiras, para resolver o problema da vida.
A filosofia é ciência, conhecimento das coisas pelas causas, pelas razões: a saber, como ciência, nos diz que a coisa conhecida não só é assim, como nos aparece, mas tem de ser necessariamente assim. E distingue-se do saber vulgar, da opinião, que nos diz que as coisas conhecidas estão de uma determinada maneira, mas não dá a razão pela qual estão necessariamente assim. Daí o saber vulgar, a opinião, não ser estável e segura, mesmo quando verdadeira. A filosofia, portanto, ainda que coincida, materialmente, com o assim chamado bom senso, senso comum – que pertence à opinião – dele formal e essencialmente se diferencia pela sua certeza absoluta.
A filosofia é ciência pelas causas primeiras, porque é metafísica, quer dizer, transcende a experiência e não para até esgotar o interrogativo causal e resolver plenamente o enigma do universo. É ela, portanto, a ciência da essência profunda das coisas e não dos fenômenos, do todo e não das partes: precisamente porque as causas primeiras explicam o todo. Destarte se distingue de todo saber científico, que não atinge as causas primeiras, mas se restringe às causas segundas, isto é, se distingue de toda ciência natural particular.
A filosofia é a ciência pelas causas primeiras, para resolver o problema da vida. Isto quer dizer que a solução do problema da vida é a finalidade última da filosofia, mas tal solução é unicamente possível através de uma metafísica. A filosofia é sumamente humana, prática; mas, ao mesmo tempo, sumamente especulativa, teorética. O problema da vida não tem solução a não ser através de um sistema da realidade.
A filosofia, se representa a unificação máxima do saber e da realidade, divide-se, ao mesmo tempo, em algumas partes fundamentais. Antes de construir uma metafísica, é mister demonstrar a capacidade da razão humana para tamanho empreendimento (gnosiologia); e da metafísica decorre, necessariamente, uma moral indicando ao homem a sua ação, o seu dever, conforme à realidade, à razão.
Como é preconceito comum que a filosofia seja um saber abstrato, afastado da realidade e da vida, é também opinião vulgar que a metafísica seja fruto de uma espécie de intuição mística, uma construção pelas idéias inatas, uma dedução lógica dessas, um roupão transcendente que se impõe à realidade. Na verdade, porém, como é insubsistente o primeiro preconceito, é falsa também a segunda opinião, pois a metafísica constrói-se começando pela experiência, do mesmo modo que a filosofia é a mais profunda penetração da experiência. Ela – em seu fundamento, em seu ponto de partida –, é indutiva como as demais ciências e como todo saber humano em geral, ainda mesmo de modo diverso e com diferente ponto de chegada. E, por certo, é dedutiva em seu desenvolvimento; mas são também dedutivas todas as ciências em sua sistematização.
A filosofia é, portanto, uma construção – a mais alta e sólida construção - da razão humana, que parte do terreno firme da experiência para justificá-la. Em abstrato e substancialmente, poderia a filosofia ser realizada pela (sã e eficiente) razão humana do indivíduo, posta em frente ao enigma do mundo; entretanto, em concreto e plenamente, o sistema da filosofia é realizado aos poucos, através do gradual progresso da humanidade, mediante ahistória da filosofia – como acontece a respeito de todos os valores humanos.
© Texto Produzido Por Rosana Madjarof - 11/06/2011 - Respeite os Direitos Autorais

6 comentários:

  1. Carmem adorei seu texto sobre Filosofia, pesquisando encontrei uma ótima explicação sobre o tema: Filosofia.
    Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: o que ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito da pessoa que ama, isto é, daquela que deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cíntia, fico feliz por ter apreciado o Blog!!
      Eu estava procurando definições para Filosofia e encontrei essa definição na letra de Noel Rosa, veja:
      Filosofia
      Noel Rosa

      O mundo me condena, e ninguém tem pena
      Falando sempre mal do meu nome
      Deixando de saber se eu vou morrer de sede
      Ou se vou morrer de fome
      Mas a filosofia hoje me auxilia
      A viver indiferente assim
      Nesta prontidão sem fim
      Vou fingindo que sou rico
      Pra ninguém zombar de mim
      Não me incomodo que você me diga
      Que a sociedade é minha inimiga
      Pois cantando neste mundo
      Vivo escravo do meu samba, muito embora vagabundo
      Quanto a você da aristocracia
      Que tem dinheiro, mas não compra alegria
      Há de viver eternamente sendo escrava dessa gente
      Que cultiva hipocrisia

      Excluir
  2. Roberto Ferreira do Nascimento
    Carmem quando cita o filosofo Aristóteles sobre as causas primeira, naquele momento o próprio estava querendo encontrar uma causa que seja "pura", fez uma intensa investigação e concluiu que não existe esta causa. A mais próxima desse seria a "causa primeira" até semelhante com o "divino". Ele também diz que o mundo como se fosse um motor que move sem ser movido. E isso aos filosofos da idade média tentou dá um novo sentido nos seus estudos e propôs a esta teoria de "Deus".
    A filosofia transcende o nosso espirito e faz com que nos apropriamos de um estudo que nos leva a meditar de forma diferente e ver a realidade um pouco mais ampla.
    Parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Carmem, complementando, Filosofia (do grego Φιλοσοφία, literalmente «amor à sabedoria») é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

    ResponderExcluir
  4. A palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana. Os pensadores, inseridos num contexto histórico de sua época, buscaram diversos temas para reflexão. A Grécia Antiga é conhecida como o berço dos pensadores, sendo que os sophos ( sábios em grego ) buscaram formular, no século VI a.C., explicações racionais para tudo aquilo que era explicado, até então, através da mitologia.

    ResponderExcluir
  5. Quanto a você da aristocracia
    Que tem dinheiro, mas não compra alegria
    Esses versos do poema de Noel Rosa leva agente a pesar a vida e tudo que nos rodeia...É muito lindo.

    ResponderExcluir